5 dicas para combater a insônia

Cada vez mais os brasileiros têm sido vítimas da insônia. Rotinas estressantes e preocupações excessivas acabam por prejudicar a capacidade do indivíduo de adormecer ou até dormir durante a noite toda.

Uma pessoa que sofre de insônia já acorda cansada, o que prejudica não apenas seu rendimento no trabalho ou nos estudos, como também afeta sua saúde de diversas maneiras. Em linhas gerais, a insônia, quando crônica, ou seja, quando se prolonga por um tempo excessivo, tem impacto na qualidade de vida das pessoas que sofrem com esse distúrbio.

Vale ressaltar que o termo insônia não se refere apenas à dificuldade em pegar no sono. Quando uma pessoa não possui uma boa qualidade de sono e, por isso, acorda muitas vezes durante a noite, também sofre do mal.

É normal que um indivíduo adulto apresente dificuldades para dormir em algum momento de sua vida. O problema se caracteriza quando essa dificuldade se torna frequente, afetando negativamente sua vida.

Causas da insônia

São diversas as causas da insônia: desde ansiedade, depressão e outras alterações psicológicas, até como efeito secundário de outras doenças. Por esse motivo, quando perceber a alteração, procure um médico de sua confiança para uma investigação minuciosa e tratamento adequado.

Dicas para acabar com a insônia

Problemas de saúde descartados, a solução para a insônia pode ser obtida de forma simples. Elencamos abaixo 5 dicas que poderão ajudá-lo a eliminar de vez esse problema de sua vida. Acompanhe.

1. Conforto na hora de dormir

Um dos problemas mais comuns da insônia é a falta de conforto na hora de dormir. A boa notícia é que esse problema é bem simples de ser resolvido. Um colchão e um travesseiro de boa qualidade são capazes de aumentar sua qualidade de vida, proporcionando um sono relaxante para que desperte com energia e vitalidade.

Na hora de comprar um colchão de qualidade e que lhe proporcione benefícios, escolha um modelo que seja magnético. Os imãs espalhados pela superfície do colchão equilibram o organismo e acalmam mente e corpo.Colchão Magnético

2. Evite cafeína

Se você não dispensa um cafezinho, mas sofre de insônia, vai precisar rever os seus hábitos. Evitar consumir bebidas que possuem grandes quantidades de cafeína próximo ao horário de dormir pode fazer com que seu corpo fique mais relaxado e a tarefa de adormecer se torne mais fácil.

3. Vizinhança barulhenta

As grandes cidades não dormem e muitos acabam sofrendo por isso. Se você mora em uma vizinhança barulhenta e acorda diversas vezes com o barulho do trânsito ou das pessoas nas ruas, considere usar um tampão nos ouvidos na hora de dormir.

Ao amenizar o ruído externo, você poderá se entregar ao sono com mais facilidade e dormir o sono dos justos até a manhã seguinte.

4. No escurinho do seu quarto

Algumas pessoas apresentam dificuldades em dormir em ambientes que não estejam totalmente escuros. A solução para esse problema é optar por uma cortina ou persiana do tipo blackout que bloqueia totalmente a luz natural e permite um sono profundo.

5. Evite a estimulação cerebral na hora de dormir

É importante preparar-se para dormir. Por isso, quando deitar na cama, evite ligar a TV ou ficar mexendo no celular ou tablet. Para algumas pessoas, a claridade das telas já é suficiente para prejudicar o sono.

Gostou de nossas dicas? Manter hábitos saudáveis de sono é essencial para manter uma boa qualidade de vida. Fique atento.