Conheça as vantagens e desvantagens de 6 posições para dormir

Conhecer algumas das mais populares posições para dormir é fundamental para que possamos descobrir qual é a melhor para cada um de nós. Dormir, certamente, é um dos melhores e mais importantes momentos do nosso dia. É durante uma boa e repousante noite de sono que a gente recarrega as baterias e descansa o nosso corpo e a nossa mente.

Dormir em uma posição desfavorável ao nosso corpo pode fazer com que acordemos com dores nos músculos, membros e na cabeça. Por isso, a gente separou 6 posições para que você saiba a maneira correta de dormir, de acordo com as suas necessidades.

Veja as vantagens e desvantagens de 6 posições para dormir

#01 Posição fetal

Nessa posição a pessoa dorme feito um feto no útero da mãe. Muitas pessoas adotam essa posição. Ela tem os seus prós e contras, como outras também. Passar a noite enrolado, com os joelhos dobrados e o queixo voltado para baixo pode ser bastante prejudicial para as costas e para o pescoço. Além disso, essa posição pode atrapalhar a respiração profunda.

No entanto, essa posição também tem certas vantagens. Ela é indicada para pessoas que têm problemas de ronco e também para as grávidas.

#02 De barriga para baixo, ou de bruços

Estamos na segunda posição da nossa lista e já nos deparamos com aquela que é simplesmente considerada a pior posição para se dormir. Seu pescoço é quem mais sofre com ela. Isso porque você precisa virá-lo algo em torno de noventa graus para conseguir respirar. Resumindo, essa posição é uma das grandes causadoras de torcicolo.

Mas não é só isso, não. Dores no ombro, nas costas, tendinite e bursite são apenas alguns dos problemas que podem ser gerados em decorrência da adoção dessa posição para dormir. Os especialistas aconselham a riscar essa posição da sua lista.

#03 De lado com os braços juntos ao corpo

Quando se está dormindo desse jeito, com os braços pra baixo, a coluna vertebral ganha um suporte mais adequado em sua curvatura natural, o que ajuda na diminuição de dores nas costas e pescoço. Quer mais uma vantagem dessa posição? Ela ajuda a reduzir a apneia do sono.

Só que nem tudo são flores. Como o rosto fica pressionado contra o travesseiro, o processo de surgimento de rugas se acentua. No caso das mulheres, essa posição também agiliza o processo que resultará em seios caídos. Cabe a cada um considerar se vale a pena ou não pagar por esse preço pelos benefícios que ela carrega.

#04 De barriga pra cima, com travesseiro baixo

Essa é a posição predileta de dez entre dez pessoas vaidosas, uma vez que ela previne rugas e demais marcas no rosto. Mas não se preocupe que o preço a se pagar por essa questão estética não é alto, uma vez que ela é considerada uma boa posição para dormir.

Só para se ter uma ideia, ela é uma das mais recomendadas para quem busca uma posição que auxilia a coluna. Só que ela deve ser evitada por pessoas que têm problemas de ronco e de refluxo. Para esses “dorminhocos” o mais recomendado é dormir de lado.

#05 Apoiado a um travesseiro

O uso de um travesseiro é uma arma bastante poderosa na busca por uma boa noite de sono. Ele ajuda a evitar dores pelo corpo na parte da manhã.

Para os que dormem de barriga para cima, o indicado é colocar um pequeno travesseiro sobre o arco da coluna; para quem dormem de lado, pode colocá-lo entre os joelhos; e quem dorme de bariga para baixo, pode colocá-lo sobre os quadris de forma a apoiar as articulações e garantir um relaxamento pleno.

#06 De lado com o travesseiro

E, para fechar com chave de ouro, vamos falar sobre aquela que é considerada a melhor de todas. Essa posição permite que a coluna fique alinhada e proporciona uma respiração tranquila. Pode-se dizer, inclusive, que essa posição não tem contraindicações.

Se você resolver adotá-la na sua noite de sono, deve observar apenas um detalhe: o tamanho do travesseiro. É recomendado que o travesseiro seja da mesma altura do ombro, pois é justamente isso que garantirá que a coluna fique alinhada.

Falando em travesseiro, você pode colocar um entre os joelhos e conseguir com que eles fiquem alinhados ao tronco.

E aí, achou a mais adequada às suas necessidades?

Agora é só avaliar os prós e contras de cada uma e o seu histórico de dores nas costas, ombros e cabeça logo pela manhã e optar por uma dessas posições. O que a gente espera, sinceramente, é poder ter colaborado com a melhoria da sua qualidade de vida.