Quer parar de roncar? Nós temos 7 dicas bastante úteis para você

Parar de roncar não é tarefa das mais fáceis, mas não é impossível. Existem alguns hábitos que devem ser seguidos para alcançar esse objetivo. Nós separamos 7 dicas que vão transformar completamente a vida de quem tem esse problema.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, 24% dos homens roncam contra 18% das mulheres. Isso, inclusive, chega a levar casais a dormir em camas separadas.

Se essa é uma realidade pra você, pode ficar tranquilo que ela vai mudar. Mas, antes de partirmos para as dicas, vamos entender melhor o problema.

O que provoca o ronco?

Em alguns casos é um alerta para a possibilidade de haver uma apneia do sono, isto é, uma pausa na respiração. Esses casos são mais raros, porém, podem resultar em sérios problemas cardiovasculares.

Na maioria das vezes, a causa está na dificuldade que o ar tem de passar pelas vias respiratórias. Desvio do septo nasal, cansaço, sinusite e outros motivos podem contribuir para a produção do ronco.

Agora, sim, chegou a hora de passearmos por sete dicas que vão ajudar a combater esse inimigo da boa noite de sono.

#01 Beba muita água

Um corpo hidratado diminui bastante as chances de desenvolver o ronco durante o sono. A água, em quantidades generosas, vai manter o seu sistema respiratório limpo e também vai evitar o muco do seu nariz.

Aqueles que usam aplicativo para lembrar de beber água devem olhar esse item com mais carinho.

#02 Pratique exercícios

Os exercícios físicos, além de contribuir para a saúde de modo geral, também auxilia no combate ao ronco. Essas práticas vão ajudar a manter o tamanho da sua garganta normal e ainda vai melhorar o seu tônus muscular.

Se você é sedentário e quer parar de roncar, já pode começar a pensar em um exercício.

#03 Mantenha o quarto limpo

A presença de contaminantes no ar pode ser fatal para as membranas da nossa garganta. As roupas de cama devem ser trocadas pelo menos uma vez por semana. Isso vai garantir um ambiente propício para a saúde respiratório.

#04 Mantenha uma rotina para dormir

Ter um horário certo para se deitar pode ajudar bastante a se livrar do ronco. Trabalhar em excesso, o estresse do dia a dia fazem com que a garganta fique mais relaxada que o normal, produzindo o famigerado ronco.

Na medida do possível, procure se programar e ter um horário correto para dormir.

#05 Pare de fumar

O fumo irrita a garganta e pode inflamá-la sem que você desconfie. Essa inflamação prejudica a passagem de ar. Parar de fumar permite que a passagem de ar fique livre e ajuda você a se livrar de dois males de uma vez.

#06 Durma de lado

Dormir de lado é um excelente método para diminuir o ronco com naturalidade. Dormir assim evita que o palato mole, que junto com o duro formam o famoso “céu da boca“, relaxe ou encoste na parte de trás da garganta.

#07 Procure perder peso

Os tecidos do pescoço e da garganta aumentam em quem tem sobrepeso. Isso resulta em uma passagem de ar mais estreita. Inclusive, o sobrepeso é tido como uma das principais causas do ronco.

Uma boa reduzida no manequim vai ajudar você a conquistar o que deseja: parar de roncar.

Agora é parar de roncar!

Chegou a hora de anotar essas dicas em um bloco de notas e começar a praticá-las. Mudar hábitos é complicado, mas vale a pena tentar quando o que está em jogo é uma boa noite de sono.